Origem da Palavra Topografia

Topografia - palavra originada do grego “TOPOS” (lugar, região, terreno) e do verbo “GRAFHEIN” (descrever, escrever), portanto Topografia, na origem da palavra, quer dizer: - descrição de um lugar, terreno ou região.

Uma definição básica para topografia é: a ciência aplicada, cujo objetivo é representar no papel, uma limitada porção da superfície terrestre, com seus detalhes naturais e artificiais e com expressão exata de seu relevo não levando em consideração a curvatura terrestre.
Podemos fazer estas representações através de uma planta, uma carta ou um mapa sendo o que diferencia cada uma delas é a escala utilizada, que ditará as proporções da representação.

Numa planta utilizamos normalmente a escala de até 1:20.000. Na carta a escala utilizada é de 1:20.000 à 1:250.000. Já na representação de um mapa a escala utilizada é acima de 1:250.000.

Na Topografia, para as representações e cálculos, supõe-se a Terra como sendo plana. Quando as distâncias forem pequenas, podemos afirmar que, seus valores, medidos sobre a superfície esférica, serão sensivelmente iguais àqueles medidos sobre um plano, sendo necessário, porém, fixar os limites para que isso aconteça. Fora dos limites fixados, o erro será exagerado, e os métodos topográficos deverão necessariamente ser trocados pelos métodos geodésicos que já levam em consideração a curvatura terrestre.

O limite para se considerar um superfície terrestre como plana é de 55 Km², segundo W. Jordan.

Através da ESCALA, que é a relação constante entre as distâncias verdadeiras e as distâncias apresentadas no desenho, podemos representar as posições relativas dos pontos no desenho. Então quando usamos para representação num desenho a escala de 1:100 (lê-se um para cem), significa que cada cem unidades reais serão representadas, no papel, por uma unidade, portanto 100m valerá, no papel, somente 1m.

Comumente na topografia usamos as escalas de 1:100 ou 1:200 plantas de pequeno lotes; 1:1000 para plantas de arruamentos e loteamentos urbanos e 1:1000, 1:2000 e 1:5000, dependendo de suas dimensões, para plantas de propriedades rurais. Para representações de grandes regiões serão utilizadas escalas inferiores a estas citadas.

Na topografia temos a necessidade de medir distâncias horizontais, como também determinar a elevação de um ponto em relação a outros, gerando então uma distância vertical. Usamos geralmente, quatro tipos de medidas:

• Distâncias horizontais;
• Distâncias verticais;
• Ângulos horizontais;
• Ângulos verticais.

1 comentários:

  1. Muito bom,vou repassar este site para todos os meus amigos. e recomendar os seus serviços!
    Abraços

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.